MATEMÁTICA DA JÔ

Blog feito com carinho para meus alunos e a todos que gostam da Matemática. Vamos ter desafios (com prêmios)simulados e regras básicas para a Matemática.

sábado, 30 de janeiro de 2010

Anotar todos os recados

anota aê

A técnica de produzir lembretes pra mim mesma sempre funciona.

"Consertar a infiltração do apartamento de Brasília." (dois meses depois eu dei jeito).

"Comprar uma lapiseira nova." (tres meses depois eu dei jeito).

"Ser mais tolerante com a pentapolaridade das mentes alheias." (DAR JEITO HOJE, SE POSSÍVEL

Calculo de consumo de combustivel de um veiculo

Os automóveis possuem potências variadas (de acordo com os motores), sendo que o consumo de combustível depende dessa potência e de outras variáveis.
O cálculo será apresentado a fim de que os donos de automóveis tomem conhecimento do consumo de seu veículo e verifiquem junto às montadoras se este consumo condiz com a natureza do mesmo.

1º passo: ao abastecer seu veículo registre a quantidade de combustível colocada no tanque.
2º passo: zerar o odômetro (marcador de distância, localizado no painel do veículo)

Ao verificar que o marcador de combustível está próximo da reserva, verifique os quilômetros rodados. O consumo será feito dividindo os quilômetros rodados pela quantidade de litros que fora abastecido anteriormente.




Exemplo

Um carro foi abastecido com 50 litros de gasolina, percorrendo aproximadamente 460 Km. Qual o consumo médio do carro?

Km / l = (460 / 50) = 9,2
Voltando as aulas

sábado, 23 de janeiro de 2010

Dicas para um ano novo melhor



O ano começando e com ele vem as contas , aiaiai uiuiui!!!!rrsrsrsr......... a cabeça já começa a esquentar não é mesmo, apesar de dizerem que o ano só começa depois do Carnaval , mais as dívidas começam a vencer em Janeiro.

Bom vou dar uma dicas , que não são minhas, quem sou eu para ser uma expert no assunto, faço mais dívida que outra coisa, mais dei uma lida num artigo e gostei quem sabe serve pra vocês também né. ai vai.

Esses são os sinas de que é hora de apertar o cinto
*saque de dinheiro com cartão de crédito para pagar as despesas
*falta de reservas para despesas de emergência
*pagamento parcelado de comprar que normalmente poderiam ser pagar à vista
*cheque especial(Há! esse afunda qualquer um)
*cadastro sujo em serviço de proteção ao crédito
*atraso no pagamento de contas com frequência.

Como esticar o dinheiro
Não é puxando viu minha gente, que o dinheiro estica, rsrsrs...brincadeirinha porque dinheiro é coisa séria.
*Passe a anotar todos os seus gastos, das comprar no super mercado ao sorvete tomado no shopping, não esqueça nada (é muito importante), com as despesas listadas,fica mais fácil para descobrir aonde economizar.
*tente pagar tudo o que você puder à vista.assim você aproveita os descontos, e é mais fácil de penchichar um desconto(não esqueça disso). compras à vista sempre tem um desconto.
*Controle o cartão de crédito e até mesmo o de débito(eu sei que é difícil, a mão cosa mais tente).tente pagar o máximo possível de despesas com dinheiro, assim você terá o controle de seus gastos.
*fique de olho na conta do celular e nas tarifas bancárias, para evitar gastos maiores que o nescessários.
*ATENÇÃO redobrada na hora das compras. faça uma lista do que você realmente precisa.Lembre o que jogou fora no mês anterior.No super mercado, é bom fazer comprars frequentes, aproveitando os dias de promoção de cada item, como carne e feira(tem super mercado que dedica um dia da semana para promoção de cada item).
*atenção aos maus hábitos do dia a dia, esquecer a luz acesa ,televisão ligada sem ninguém assistindo, geladeira com a porta aberta mais que o necessário.(um pouquinho aqui, outro ali, no fim do mês a diferença é grande).
Sempre pesquise o preço do produto que está querendo comprar, a diferença entre uma loja e outra pode fazer toda a diferença.

DICAS PARA SAIR DO BURACO(essas são importantes)
*Evite o uso do cheque especial ou pagamento parcial do cartão de crédito,( o pagamento mínimo do cartão nem pensar),normalmente pedir empréstimo no banco sai mais barato, por causa dos juros.
*com partilhe o problema com a família.Não adianta apenas um tentar , todos devem cooperar para evitar gastos e aumentar a motivação.
Nem pensar em comprar a prazo.Gaste dinheiro apenas com o que for necessário(lembre-se você está querendo sair do buraco), espere as coisas melhorarem para trocar eletrodomésticos ou fazer viagens que possa esperar.
*evite as atividades de lazer que custam caro.Tem uma série de opções para se divertir gastando pouco ou até de graça.
estabeleça prioridades, de curto e médio prazo, para sanear as dívidas e voltar a ter um orçamento doméstico equilibrado.
*renegocie as dívidas para tentar diminuir a cobrança de encargos.Mas é importante não prometer o que não possa cumprir.tente fazer negociações dentro da sua realidade. Caso não haja conversa e os juros pareçam abusivo, vá ao Procon buscar ajuda.

Espero que estas dicas ajude, no mais Bom começo de Ano a todos.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Como lidar com a Matemática


- 1) Estudar: Se não te entendes com a Matemática, não é olhando para ela às 11 da noite da véspera de um teste que isso vai acontecer milagrosamente. Raramente se aprende alguma coisa de jeito sob pressão; tenta pegar na matéria com alguma antecedência aos testes.
- 2) Não substituir o cérebro pela calculadora: Embora a calculadora dê bastante jeito para ver imediatamente o gráfico de uma função, os seus zeros, entre muitas outras coisas, para entender matemática não basta saber usar a calculadora. Certifica-te que, se usas regularmente a calculadora, ao menos percebes o que está a ser feito pela calculadora.
- 3) Perceber o caso geral: Quando não percebes um exercício, não basta perguntar "Como é que se faz este exercício?": tens de aprender a adaptar o que tu aprendeste a qualquer tipo de exercícios, e não apenas a uma meia dúzia de exercícios mais comuns. Quando vires a resolução de um exercício, pensa o porquê da resolução, e tenta ver o que há de diferente entre esse e outros exercícios que pareceriam semelhantes à primeira vista.

Ano novo vida nova