MATEMÁTICA DA JÔ

Blog feito com carinho para meus alunos e a todos que gostam da Matemática. Vamos ter desafios (com prêmios)simulados e regras básicas para a Matemática.

sábado, 15 de outubro de 2011

O coelhinho da Páscoa não tem data oficial para aparecer. Agora você vai descobrir muito interessante.


Todos nós já sabemos que a Páscoa cai sempre num domingo, no entanto,  não necessariamente  é celebrada no mesmo dia, tão pouco, ela ocorre no mesmo mês.
A partir do dia da Páscoa, outras datas comemorativas são estabelecidas: 2 dias antes do domingo de Páscoa é a Sexta-Feira Santa; 40 dias antes é a Quarta-Feira de Cinzas; (sem contar os domingos - que não são incluídos na Quaresma); 41 dias antes é o Carnaval; e o dia de Corpus Christi acontece 60 dias depois da páscoa. (Todos os dias bem lembrados pela gente, afinal, são FERIADOS!!!)
Então, para sabermos o dia exato da Páscoa Cristã em cada ano, temos de efetuar uma divisão de números. Afinal, a Matemática está presente mesmo em tudo! ;-)
O dia da Páscoa, por ser uma festa móvel, varia de ano para ano.  Para se calcular o dia da Páscoa, utiliza-se o seguinte algoritmo (é uma sequência finita de instruções bem definidas e não ambíguas, cada uma das quais pode ser executada mecanicamente num período de tempo finito e com uma quantidade de esforço finita):
1. Divide-se o ano em que estamos por 19 (divisão inteira) e anota-se o resto.
2. Ao resto obtido, na divisão efetuada no passo anterior, adiciona-se 1 unidade.
3. O número que se obtém é um “número dourado” que corresponde a uma data específica dada na tabela abaixo (vale para os anos de 1900 a 2199). A Páscoa é celebrada no domingo a seguir a esta data.
OBS.: Caso a data já seja um domingo, a Páscoa é o domingo da semana seguinte.
Calendário da Páscoa
Vamos ver se funciona mesmo???
Vejamos o exemplo deste ano de 2011:
1. Dividindo 2011 por 19, obtemos o quociente 105 e o resto 16.
2. Se ao resto 16 adicionarmos 1 unidade, obtemos a soma 17.
3. Consultando a tabela acima dos “números dourados”, verificamos que ao número dourado 17 corresponde a data 17 de Abril. O Domingo imediatamente a seguir a esta data é precisamente no dia 24 de Abril, que será a data do Domingo de Páscoa deste ano.
Ahh, só para lembrar, ainda dá tempo de comprar meu ovo de Páscoa… rsrsrrsrs

Que tal agora você tentar:  Sem recorrerem ao calendário do próximo ano, procure determinar a data exata do Domingo de Páscoa de 2012

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial