MATEMÁTICA DA JÔ

Blog feito com carinho para meus alunos e a todos que gostam da Matemática. Vamos ter desafios (com prêmios)simulados e regras básicas para a Matemática.

domingo, 4 de abril de 2010

Diagonais de figuras planas


Denominamos polígono uma figura formada por segmentos de reta que delimitam uma região. Os polígonos precisam ser figuras fechadas. Observe:
Os polígonos possuem os seguintes elementos: vértices, lados, ângulos internos, ângulos externos e diagonais. Dos elementos citados vamos estudar o significado de diagonais e como calcular o número de diagonais de um polígono qualquer. 

Denominamos por diagonal o segmento de reta que une um vértice ao outro. O número de diagonais de um polígono é proporcional ao número de lados.
Note que na figura A temos quatro vértices, então traçamos quatro diagonais, cada uma partindo de um vértice. Mas observe que a diagonal PR é a mesma RP, e a diagonal SQ é a mesma QS, então sempre dividiremos o número de diagonais por 2. Para cálculos envolvendo o número de diagonais, utilizamos a seguinte fórmula:
A fórmula n indica o número de lados e n – 3 determina o número de diagonais que partem de um único vértice e a divisão por dois elimina a duplicidade de diagonais ocorridas em um polígono. 


Exemplo 

Determine o número de diagonais de um polígono com: 

a) 8 lados (octógono)
O octógono possui 20 diagonais. 

b) 12 lados (dodecágono)
O dodecágono possui 54 diagonais. 

c) 20 lados (icoságono)
O número de diagonais de um icoságono é igual a 170. 

d) 3 lados (triângulo)
O triângulo é o único polígono que não possui diagonais.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial