Matemática, Monstros e Significativos
- Matemática, Monstros, Significados e Educação Matemática Seminário apresentado por Andréa Thees baseado no texto de Rômulo Campos Lins UFF – Especialização Matemática Disciplina: Prática Pedagógica – Educação Matemática Prof.: Wanderley Maio / 2006
- 1. Apresentando o quadro geral
- Dificuldade de alguns alunos para passar de ano em Matemática;
- A correlação entre gostar ou não de cada “matéria” e gostar ou não do professor;
- A Matemática da escola só existe dentro da escola, influenciando na sua aceitação ou rejeição, associada a gostar ou não do professor.
- A Matemática do cotidiano...
- Traz a vida real para as aulas de Matemática;
- Utiliza recursos pedagógicos como Modelagem Matemática, Etnomatemática e contextualizações;
- Diminui a distância entre as salas de aula e a vida das pessoas;
- Usa o lema: não basta aprender primeiro e aplicar depois.
- O estranhamento entre a Matemática acadêmica e a Matemática da rua IGNORA DESAUTORIZA
- Na prática, o aluno chega à escola e deixa sua vivência do lado de fora da sala de aula.
- A “Teoria dos Monstros”
- Conjunto de idéias que se desenvolveu no âmbito da literatura que tem monstros entre seus personagens (Drácula, Frankstein, etc.);
- Foi abraçada por pensadores da área de Estudos Culturais para estudo das culturas através dos monstros que ela gera;
- Rômulo utiliza a teoria para examinar de que forma monstros podem ter um papel de regulador da diferença entre duas “culturas”: da Matemática do matemático – da escola – e da Matemática da rua.
- Traçando o plano geral
- Esse estranhamento é construído por processos de produção de significado.
- O argumento do autor
- O fracasso de tantos com relação à Matemática escolar não é um fracasso de quem não consegue aprender embora tente , e sim um sintoma de uma recusa em sequer se aproximar daquelas coisas.
- Uma espécie de auto-exclusão induzida.
- 2. A Matemática do matemático
- É resultado de um esforço (processo histórico) de colar significados a significantes;
- Define objetos, onde não cabe discussão sobre suas aplicações;
- É internalista , teórica e abstrata;
- Tem-se a idéia de ser uma ciência das situações possíveis ou hipotéticas.
- Um pouco de História...
- A Matemática dos matemáticos não é resultado de um progresso linear;
- Antes do século XIX, a Matemática servia a quem dela precisasse;
- Todo mundo se sentia autorizado a dar palpites – de certo modo era como é a educação hoje;
- Em meados do século XIX, surge um processo de depuração profissional.
- E a partir do século XX...
- A Matemática foi profissionalizada;
- A autoridade está constituída na existência de uma instituição cultural;
- Ficou estabelecido quem pode falar disso propriamente;
- O internalismo coloca o matemático na posição de um deus;
- Confirma a existência do “portão da diferença”.
- 3. Monstros
- São familiares na cultura popular;
- Eles não são deste mundo;
- Não seguem regras deste mundo;
- Não sabemos como eles funcionam;
- Nos deixam paralisados, por serem diferentes e monstruosos. É a partir do mundo humano que produzimos significado para o mundo das coisas, e não ao contrário.
- Como podemos comunicar a nossos colegas educadores...
- Que desistimos de pensar em uma ação educativa efetiva? Sem sugerir o desânimo?
- Que toda intenção de melhoria vai escorrer por entre nossos dedos? Não importa se é para melhorar?
- MONSTROS...
- 3.1. O corpo do monstro é um corpo cultural
- Ao encontrar o monstro, não estamos preparados, nem pela vida, nem pela escola a lidar com essa situação;
- Um encontro crítico, assim como o encontro do professor com os alunos é crítico para o professor;
- Apesar desse monstro não ser familiar pode tornar-se, por ser cultural.
- 3.2. O monstro sempre escapa
- Quem persegue o monstro até o final?
- É mais fácil dar aulas expositivas e manter os monstros de lado;
- É quando ocorre um processo de seleção e exclusão exercido pela Matemática.
- 3.3. O monstro é o arauto da crise de categorias
- O monstro aparece porque já era possível;
- O encontro com o monstro é algo que já existia, era concebido, mas não totalmente;
- É a crise no sistema de categorias, sua falência de fazer o mundo ter um sentido mais confortável;
- Não conseguimos produzir significados familiares.
- 3.4. O monstro mora nos portões da diferença
- Criamos os monstros e queremos que eles fiquem “para lá”, para além dos portões da diferença;
- Como o monstro não é universal, para alguém talvez ele nem seja monstro;
- Inversão de conceitos: o monstro que eu mesmo crio pode estar a serviço de mais alguém que não apenas eu – possibilidade de existir sucesso.
- 3.5. O monstro policia as fronteiras do possível
- O monstro policia a entrada no Jardim do Matemático e, o que era limite, agora é obstáculo;
- O monstro não policia a normalidade, ele está no terreno de outro, policiando a racionalidade de outro;
- Quem me impede de entrar lá sou eu mesmo, pois fico parado e digo a mim mesmo: “não sei o que fazer” “Que não entre aqui aquele que é ignorante da Geometria” (frase no portal da entrada da Academia de Euclides)
- 3.6. O medo do monstro é realmente uma espécie de desejo
- Efeito de atração que cria uma importância para o matemático;
- A lógica do desejo – aquilo é desejável porque poucos têm;
- O desejo não consumado – manter segredo sobre os monstros de estimação;
- Será que a Matemática receberia tanta atenção, se fôssemos todos inteligentes e freqüentadores do Jardim do Matemático?
- 3.7. O monstro está situado no limiar do tornar-se
- Em Educação Matemática, o tal estranhamento vai contra a intenção de “facilitar” a vida escolar do aluno;
- Limiar do tornar-se – a aceitação da diferença e a possível admissão do diferente;
- Para o aluno, isto quer dizer ser ouvido; para o professor, isto quer dizer ouvir (ou olhar para alguém com a intenção de fazer algo a respeito – a hyouka, dos professores japoneses).
- 4. Significados
- Objeto – é algo a respeito de que se pode dizer algo;
- Significado – é aquilo que se pode e efetivamente se diz de uma coisa no interior de uma atividade;
- Como é que uma coisa, um monstro, pode ser duas coisas diferentes? Uma para quem freqüenta e outra para quem não freqüenta o Jardim do Matemático?
- Algumas considerações
- Os matemáticos criaram e ainda criam uma reserva de mercado;
- Uma mesma “coisa” pode ter significados diferentes, sendo um monstro monstruoso e um monstro de estimação;
- O estranhamento causado pela enorme distância entre alguns “fatos” matemáticos e a vida comum;
- A reprovação acaba sendo um recurso adotado para aliviar a pressão sobre o professor.
- Existe a necessidade de discutir quem, e de que forma, controla o discurso;
- Em relação à produção de significado, o que o matemático diz não pode ser dito por qualquer um;
- Nem sempre o matemático foi um matemático – ele tornou-se um.
- 5. Educação Matemática
- Propõe transformar o monstro monstruoso em monstro de estimação;
- Reconhece que existe uma gradação no grupo que “não consegue”;
- Cria um ambiente em sala de aula que permite o tornar-se possível;
- Permite lidar com a diferença e tratar dela;
- Exercer uma educação através da Matemática, escolhendo conteúdos úteis nessa empreitada e não apenas uma escolha “do que deve ser ensinado”.
- Debate e reflexão
- Das 7 teses apresentadas, qual teve mais significado para você?
- Você já esteve passeando pelo Jardim do Matemático? E fora dele?
- Será que estamos conseguindo transformar os monstros monstruosos em monstros de estimação para nossos alunos?
- FIM
- Tantos monstros quanto possamos ter em nossa sala de aula. É isso que precisamos ter em mente. Não como um objetivo único, mas como uma direção interessante e frutífera.
10204 views, 3 favs, 11 embeds more
Related
- Livro animado cavernoso1047 views
- Um amigo muito original235 views
- Monstros caseiros240 views
- Game Wii: Booh! Battle of the Baby's207 views
- Contos 4 B174 views
- O LadrãO De Raios1096 views
- O Domador de Monstros3564 views
- Benefícios da Radiação - Introdução13162 views
- A P R E S E N T AÇÃ O G Ds605 views
- Rick Riordan Percy Jackson E Os Olimpianos Mar De Mons…1358 views
- Grécia4 helenismo e cultura645 views
- Harry Potter E As Reliquia Da Morte1293 views
- Projeto_Contos203 views
- Projeto_Conto170 views
- Monstro de loch_ness195 views
- Educação Inclusiva - Atendimento Educacional Especializa…2436 views
About this presentation
USAGE RIGHTS
© All Rights Reserved
STATS
- 3Favorites
- 3Comments
- 124Downloads
- 10,138Views on
SlideShare - 66Views on
Embeds - 10,204Total Views
EMBED VIEWS
- 37 views on http://www.slideshare.net
- 9 views on http://adilsonticmat.blogspot.com
- 7 views on http://pedagogia303.blogspot.com
- 5 views on http://cspmat.blogspot.com
- 2 views on http://blogmatematic.blogspot.com
ACCESSIBILITY
View text version
ADDITIONAL DETAILS
- Uploaded via SlideShare
- Uploaded as Microsoft PowerPoint
Follow SlideShare
postado por MATEMÁTICA DA JÔ @ 22:24:00
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial