MATEMÁTICA DA JÔ

Blog feito com carinho para meus alunos e a todos que gostam da Matemática. Vamos ter desafios (com prêmios)simulados e regras básicas para a Matemática.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Numerais cardinais. Qual foi a sua classificação no exame ?



Qual foi a sua classificação no exame
vestibular, meu filho?
- iiii, pai! eu fiquei em 2853º. Como é que se
fala isso, mesmo??



Veja como se devem pronunciar os numerais
cardinais:

1º = primeiro

2º = segundo

3º = terceiro

4º = quarto

5º = quinto

6º = sexto

7º = sétimo

8º = oitavo

9º = nono

10º = décimo

20º = vigésimo

30º = trigésimo

40º = quadragésimo

50º = quinquagésimo

60º = sexagésimo

70º = septuagésimo

80º = octogésimo

90º = nonagésimo

100º = centésimo

200º = ducentésimo

300º = trecentésimo

400º = quadringentésimo

500º = quingentésimo

600º = seiscentésimo ou sexcentésimo

700º = septingentésimo

800º = octingentésimo

900º = nongentésimo ou noningentésimo

1000º = milésimo


de 2000 em diante, lê-se facultativamente o
milésimo como cardinal ou
como ordinal, ou seja, lê-se o dois milésimo ou
o segundo
milésimo.


Agora é só juntar tudo, como, por exemplo:

14596º = o quatorze milésimo quingentésimo
nonagésimo sexto ou o
décimo quarto milésimo quingentésimo nonagésimo
sexto.


A resposta do vestibulando, então, deve ser
esta:


- iiii, pai! eu fiquei em dois (ou segundo)
milésimo octingentésimo
quinquagésimo terceiro lugar.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial