MATEMÁTICA DA JÔ

Blog feito com carinho para meus alunos e a todos que gostam da Matemática. Vamos ter desafios (com prêmios)simulados e regras básicas para a Matemática.

sábado, 6 de março de 2010

Como é facil fazer multiplicação por 15

É lógico estudar lógica?

É lógico estudar lógica?

A lógica trata das formas de argumentação, das maneiras de encadear nosso raciocínio para justificar, a partir de fatos básicos, nossas conclusões. A lógica se preocupa com o que se pode ou não concluir a partir de certas informações.
Em matemática nós raciocinamos logicamente. Entretanto, não é só em matemática que isso acontece. Advogados, policiais, detetives e homens de negócios também utilizam, em seus trabalhos, noções de lógica.
E nós nas mais diversas situações, também exercitamos o raciocínio lógico.
Observe:

Ø Se o carro de Rubens Barrichello não quebrasse, ele ganharia a corrida.

Ø Se chover, não precisamos regar a horta.

Ø Se o filme não fosse tão chato, eu não teria dormido no cinema.

Mas é na matemática que, com maior freqüência, somos levados a apresentar conclusões como conseqüência lógica de determinados fatos, admitidos inicialmente. Você está acostumado a lidar com frases como:


Ø Se um triângulo é eqüilátero, então cada um dos seus ângulos mede 60º.

Ø Se a soma dos algarismos de um número é divisível por 3, então esse número é divisível por 3.

Observe que essas sentenças matemáticas são geralmente construídas desta forma:

“Se isto é verdade, então aquilo também é.”
Estudar matemática pode ser um permanente exercício de lógica, pois a cada afirmação que fazemos, por mais complicada que pareça, pode sempre ser justificada a partir de outras mais simples, encadeada adequadamente.
Fonte: Vivendo a Matemática, Lógica? É lógico! Nílson José Machado.
Postado por Marcelo Dias Cordeiro às 17:50:00 2 comentários
QUINTA-FEIRA, 30 DE AGOSTO DE 2007
Multiplicação por 15.

Veja como é fácil saber o resultado de uma multiplicação por 15.

Exemplo 1: 15 x 8 = 120

1º passo.

Somar o número que esta sendo multiplicado por 15, com a sua metade, (8 + 4 = 12)

2º passo.

Multiplicar o valor obtido por 10. No exemplo dado, 12 x 10 = 120.


exemplo 2: 15 x 32 = 480

1º passo:

Some o número que esta sendo multiplicado por 15 ( no exemplo, nº 32) com a sua metade, sendo que a metade de 32 é 16, (32 +16 = 48).

2º passo:

Agora é só multiplicar o valor obtido por 10. 48 x 10 = 480.

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